sexta-feira, 26 de março de 2010

Mutirão - Obrigado!

Obrigado é muito pouco para agradecer aos amigos que participaram do primeiro mutirão! Valeu muito mesmo! Essa é a essência do projeto, muito obrigado mesmo pessoal.

Neste Primeiro mutirão alguns esforços foram dedicados a pequenos detalhes de infra-estrutura e na produção de tijolos. Testes foram feitos para encontrar a melhor forma de produção e de mistura.
Para a produção de tijolos escolhemos uma região do terreno onde a casa terá um desnível de piso (colocado propositalmente para gerar terra para a produção de tijolos). Foi nessa região que começamos nossa escavação para retirada de terra, lembrando sempre de remover uma camada de 20 a 30 cm aproximadamente de cima da terra para evitar matéria orgânica, procurando sempre uma terra mais pura e homogênea:

Depois é preciso peneirar a terra para retirada de pedras e facilitar o processo de amassar o barro:
No próximo passo coloca-se a terra peneirada em cima de uma lona ou plástico e começa a misturar com um pouco de água e pisa...pisa...mistura...pisa...pisa...amassa... mistura:
...pisa...pisa...amassa...pisa:
Vira e enrola:
...pisa...amassa...pisa...amassa...
...todos ajudam:

...até que a terra chega no ponto certo (no próximo post será mostrado como saber o ponto certo da massa):
Fizemos dois tipos de massa, com terra pura e com  palha de capim roçado no próprio terreno:
Massa com capim:
Na hora de colocar  o barro na forma deve ser feito uma bolota bem grande com a massa e atirá-la com um pouco de força contra a forma para que a massa chegue bem firme no fundo dela deixando o tijolo com uma superfície uniforme e sem falhas.
Depois é preciso pressionar a massa para que preencha a forma bem compactada e uniforme.
O ideal é desenformar direto no local de secagem, que deve ser na sombra, como ainda estavamos construindo esse local tivemos que desenformar em cima de uma tábua para depois levar para o local correto.
E no final do dia chegamos a produção de 76 peças de tijolos de Adobe, que segundo nosso instrutor Lucas é um bom número.

terça-feira, 9 de março de 2010

Mutirão!

VENHA AMASSAR BARRO COM A GENTE!

Sábado dia 20/03/2010 das 8 da manhã às 6 da tarde:

No próximo sábado dia 20 estaremos realizando o primeiro mutirão para produção de tijolos de Adobe para serem utilizados na construção da casa. Esta é uma ótima oportunidade de se aprender como produzi-los.
Todos que puderem ajudar serão bem vindos, estarei convidando pessoalmente todos meus amigos que eu já havia conversado antes, se esquecer de alguém, por favor, compareça.
Por favor, se possível, informe o periodo que deseja participar (manhã, tarde ou dia todo) para podermos organizar transporte, café, água, lanche e refeições.

Gustavo Stabile
(14)-9741-6461
gustavostabile@hotmail.com

Mapa do local:

segunda-feira, 8 de março de 2010

Adobe - Primeiro passo

Realizado dia 06/03/2010.

Para a construção de uma casa com tijolos de Adobe o primeiro passo é realizar um simples teste de composição do solo local e o preparo de uma pequena porção de Adobe para realizar os testes de resistência.

Primeiro:

Escolher um local onde possa ser encontrada a terra mais argilosa possível para ser utilizada na obra, no meu caso será de qualquer parte do terreno porque é tudo igual. Escolhido o local faça um buraco no solo retirando de 15 ou 20 cm de terra, essa terra não será utilizada por conter muita matéria orgânica, dependendo do solo essa camada pode ser menor ou maior que 20cm.









Segundo:

Colocar uma pequena quantidade de terra em um recipiente transparente e completar com água limpa para poder medir a quantidade de argila presente no solo. Quem já esta acostumado com o processo consegue perceber apenas com o tato.





Terceiro:

Fazer uma pequena quantidade de Adobe, misturando terra e água, amassando com os pés até atingir a consistência ideal para a realização dos testes para medir a resistência e saber como ficarão os tijolos. Faremos algumas peças geométricas cada uma com a função de medir um tipo de resistência e também faremos um ou dois tijolos para teste.











Quarto:

Para fazer os moldes do tijolo indicamos usar uma madeira mais encorpada para agüentar o processo de produção que usa muita água além de sobre bastante impacto. Indicaram-nos usar tábua de “cedrinho” (Erisma Uncinatum), porém pode ser utilizada a madeira que estiver disponível na obra.



Quinto:

Com as peças e os tijolos prontos agora é só esperar de 7 a 10 dias de secagem em sombra para depois poder realizar o teste propriamente dito, estaremos registrando e postando aqui a continuidade dos testes.